30 de nov. de 2011

Quem tem dor tem culpa: Quíron, Prometeu, Atlas e eu

Quem tem dor tem culpa. Fui ferida acidentalmente por alguém que amo e a lombar doi por isso? Uma flexada envenenada atirada sem querer? Um nervo pinçado pelo bico da águia?
Hipernestesia e hiperritimia, sou uma senhora hiper, e hippie, mesmo que sofra. Nada me cura e não morro. Sou greia, envelheço como todo mundo. Sou Quíron, que trocou de lugar com Prometeu e descansou. Quíron foi transformado na constelação de Sagitário.

Então tá. Quero uma constelação só pra mim em troca desse prego que tenho fincado na coluna, esse bico. Eu também quis o fogo dos deuses porque nunca aceitaria uma vida medíocre, nem busco o conhecimento mas a alegria, a vida plena, a liberdade, e esta principalmente. É justamente a liberdade tirada o que mais doi aqui no vigésimo- segundo andar do Monte Cáucaso.
Pensam que eu sofro por causa das bicadas da águia? A águia também sofre e nunca escolheu seu destino. Ter que bicar alguém todo dia pode ser muito angustiante. Entretanto, se não fosse por isso Dona Águia não teria seus vinte séculos de fama.

As correntes do Cáucaso doem mais que o bico da ave. O abismo pra se atirar ou voar livre, não há escolha, estou acorrentada.

Ter o fígado renovado todo dia ou empurrar a pedra de Sísifo montanha abaixo, me dá igual. Doer à toa. Que doa. Trata-se de um castigo renovado. Pedra rolando ou bico bicando. Mitololgia é uma mania.

É isso: a imortalidade é um castigo. Quem tem dor que não passa passa a ter medo.

Eu, qual Quíron, fui a ortopedistas, acupunturistas, ortomoleculares, neurologistas, reumatologistas, psiquiatras, fisiatras, homeopatas, (tudo no plural) fiz aplicação de ozônio, fisioterapias, hidroterapia, terapia, pilates, RPG e cromoterapia. Não tem jeito, foi flechada.

Quíron tinha a chaga da flecha, Prometeu o bico da águia. Para as Greias, a vida era o castigo, imortalidade, o pior de todos. Pediram vida eterna, não juventude.


Vida vira velhice. Como Oscar Niemeyer, e outros centenários, que vão se transformando em mortos-vivos. Entram em estado de decomposição respirando.

Atlas, também de castigo, teve que sustentar o céu para sempre nos ombros. Até o céu pode ser pesado, se for obrigado. Seu nome passou a significar "portador" ou "sofredor". Assim punido, Atlas passou a morar no país das Hespérides, as três ninfas do Poente: Eagle, Eritia e Hesperatetusa.
Hesperatetusa deve ter recebido esse nome de castigo.
Alguma besteira ela fez.
Eu também fiz de monte.

Tudo fica meio Nelson Rodrigues: o homem não sabe por que está batendo, mas a mulher sabe por que está apanhando.



A morte pode ser um descanso, o fim do castigo, a libertação: o fígado que se recusa a regenerar-se, a pedra de Sísifo que não rola.
A Greia que morre de velha.
A águia vai voar alto e ser feliz enquanto Prometeu se livra das correntes e voa penhasco abaixo.
Tudo tem que ter um fim.



Mitologia grega em SE EU QUISER FALAR COM ZEUS. cLIQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário